Lygia.FT O.que.ler.de abr17

 

Uma semana de comemoração para a maior escritora viva do Brasil, Lygia Fagundes Telles. Na quarta, 19, foi seu aniversário de 94 anos. Amanhã (21), às 22h30, a TV Cultura exibe o documentário Lygia, uma escritora brasileira, de Helio Goldsztein. Assim, aproveitamos para convidar nosso colunista José Castello a listar seus títulos favoritos da autora, oferecendo um guia de leitura ou mesmo de releitura para sua obra.

 

***

 

As meninas (romance, 1973) – Um romance corajoso,ambientado no cenário nefasto da ditadura militar brasileira e que descreve com perspicácia os agudos conflitos interiores que agitavam e mobilizavam a juventude da época.

Seminário dos ratos (contos, 1977) – Os relatos guardados nessa coletânea alargam as fronteiras da imaginação até zonas de alto risco e, com isso, expõem de forma impiedosa, mas também fascinante, a complexidade do real.

A estrutura da bolha de sabão (contos, 1978) – Narrativas que desmascaram, sem qualquer comiseração, a ambiguidade do humano - que nem sempre é sutil, ou elevado, mas que inclui necessariamente nossa miséria interior.

SFbBox by casino froutakia